Publicado por: Fabiano Medeiros | 1 outubro, 2009

Álbum de minha bisavó Ambrosina da Costa Medeiros – Guarda 5 e 6

Ambrosina da Costa Medeiros é minha bisavó por parte de pai. O álbum que passarei a publicar em várias postagens a partir desta pertencia a ela e foi até hoje bem preservado por minha tia Vanda Medeiros Melo, neta dela, irmã de meu pai.

A publicação dessas postagens com fotos e explicações sobre o álbum revestem-se de um senso profundo de gratidão não só pela preservação cuidadosa do álbum, mas pelo fato de tia Vanda o haver emprestado a mim por volta de 2002 para que eu pudesse digitalizar, preservar e disseminar suas fotos. Tia Vanda faleceu este ano, e lhe faço dessas postagens uma homenagem póstuma!

Ano passado, juntei o álbum a várias cópias de outras fotos de seu interesse, além de várias outas fotos avulsas originais que ela também me havia confiado, e devolvi tudo com um bilhete de imensa gratidão. Fico feliz que o tenha feito antes de seu falecimento. Fatos como esses me assustam e me lembram com ainda mais clareza da brevidade da vida, do peso de assumirmos a responsabilidade pelo que somos e fazemos aqui e agora e do horror da procrastinação, que nos assola a todos!

Como o álbum chegou às mãos da tia Vanda

O referido álbum foi passado às mãos do tio de meu pai, Celico Medeiros, casado com a tia Maruca Melo. Por ocasião do falecimento desses, o álbum ficou em poder dos filhos. Por ser tia Vanda casada também com um Mello, da mesma família, isso explica por que o álbum foi parar justamente nas mãos dela dentre todos os outros irmãos de meu pai.

Quando Nelson Medeiros Franke, meu primo, foi ao Herval há quase dois anos, conseguiu identificar algumas das pessoas retratadas neste álbum e, com a ajuda do seu Aldemiro Teixeira Medeiros, outro parente nosso, descobriu outro álbum de Ambrosina, semelhante a este, mas em terrível estado de deterioração. Muitas outras fotos constavam desse outro álbum, sendo algumas delas identificadas, digitalizadas, preservadas e publicadas por Nelson em seu fantástico site Medeiros Franke. Esse referido álbum, de cor azul, será tratado em outra série de postagens.

Depois da última postagem, postarei também um índice para auxiliar o leitor e consulente a navegar por este maravilhoso álbum de Ambrosina.

Ao compilar este álbum virtual, alguns princípios nortearam meu trabalho:

  • Disponibilizar as imagens de modo que mostrassem fielmente os originais, com todas as marcas do tempo. Como se o internauta estivesse ou pudesse estar com o álbum em mãos.
  • Procurar indicar características do álbum, das fotos, do material empregado ou da montagem que escapam a um consulente via Internet. O objetivo é conferir o máximo possível de prazer real a quem percorrer as páginas do álbum. (Espero que você possa até sentir o cheiro maravilhoso de um álbum de 1850 surpreendentemente bem preservado!)
  • Mostrar a seqüência exata das páginas e das fotos, ainda que as fotos, como estão hoje, não sigam necessariamente a ordem original do álbum ou a ordem que tinha quando foi passado às mãos de minha tia paterna Vanda Medeiros Mello.
    Guarda traseira

    Guarda traseira


    Deixe um comentário

    Categorias