Publicado por: Fabiano Medeiros | 30 setembro, 2009

Cartas históricas de Joaquim Rodrigues Barcellos 1

A carta aqui transcrita pertence a um conjunto de 12 cartas que datam do período farroupilha (1835-1845) e estão entre os documentos que constituem a Coleção Alfredo Varela, assim denominada por haver sido recolhida pelo compilador homônimo. São essas 12 cartas endereçadas ao ilustre Domingos José de Almeida, um dos mentores da Revolução, uma por seu sogro, Bernardino Rodrigues Barcelos (meu pentavô), e 11 por seu cunhado, Joaquim Rodrigues Barcelos (meu tetravô).

Há também uma décima terceira carta do filho de Joaquim, Dezembrino Rodrigues Barcelos (meu trisavô), endereçada a certo Luís.

Bernardino era pai de Joaquim, que era pai de Dezembrino. Dezembrino era pai de José Bernardino Barcellos (meu bisavô), pai de Isabel Escolástica Mello Barcellos (minha avó materna).

Essa correspondência e outros documentos do mesmo período, todos pertencentes à referida Coleção, acham-se preservados no quarto volume dos Anais, do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, publicado em 1980. São de Ilka Neves os úteis pormenores que julgamos importante incluir para maior elucidação do leitor:

Após a pacificação da Província, Domingos José de Almeida começou a reunir documentação visando escrever uma História da Revolução, o que não concretizou. Alfredo Varela preservou o material coletado enriquecendo-o com novas aquisições, e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 1936, adquiriu o acervo de fundamental importância para o estudo do decênio farroupilha.

Nos Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (1977-1986) foi publicada a documentação da denominada Coleção Alfredo Varela, com cerca de 13 mil documentos em sua maioria de procedência farroupilha.

Serve de respaldo histórico conhecer os critérios que nortearam a transcrição dos referidos documentos. O teor dos textos foi reproduzido na íntegra, havendo atualização ortográfica, incluindo-se topônimos e onomásticos, correção da pontuação se vital à clareza. O uso dos colchetes, com indicação de reto e verso, remete ao início de cada folha do documento. As palavras de leitura duvidosa se fazem acompanhar de ponto-de-interrogação.

* * *

1.o de setembro de 1837

BARCELOS, Joaquim Rodrigues

CV — 2454

Mano, Compadre Almeida

Montevidéu, 1.o de setembro de 1837.

Cheguei felizmente com 9 1/2 dias de marcha, logo tratei de falar ao filho de Chaves tendente ao arranjo de contas e me diz que havemos arrumar; mas acontece que este querendo continuar com a casa de se lhe faz mister que os credores anuam e como se lhe têm alguns franqueado, julgo continuará, porém fique de inteligência que todos os seus fundos ele os tem mas não pode no pronto aceitar saques; portanto não deve V. Mcê. sacar quantia alguma pois a muito e muito custo vamos a ver se pagamos os 2$ pesos que sacou o que muito lhe custará. Se eu tivesse pago a fazenda tudo se arranjaria, mas acontece que ainda nada se tem feito e tudo está desarranjado com a morte de Felizardo, tanto assim que se me fez preciso admitir outro sócio a fim de cumprirmos com nossos tratos, portanto [1v.] novamente lhe digo que não saque pois os fundos estão como levo dito na mão do Dr. e ele não pode cumprir no pronto.

Tendente à tropa ninguém a quer matar de custeio e só se venderá por preço mui diminuto.

Aqui se acha João e foi bem bom para o arranjo de contas. Por outro correio lhe escreverei mais circunstanciadamente. Por motivo algum deve V. Mcê. vir.

De nada mais e que mande a seu compadre e amigo obrigado

                                                                                                       (a) Barcelos

N. B. Agora mesmo por não ser recambiada a letra de Rs. 160$ tive eu de passar uma letra a pagar a dois meses de meu dinheiro, portanto veja o que lhe tenho dito.

Sr. Domingos José de Almeida. À                          [No verso]      mercê do Sr. José Rodrigues Cha-                                                                                              ves, para me remeter logo e logo.                                                                                            

                                                                                              Piratini   


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: